• Dalila Bispo

Como incluir o lazer na terceira idade? Separamos algumas dicas para você!

Atualizado: 25 de jul.

Para ter uma vida equilibrada, uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e ter bons hábitos são muito importantes, mas você sabia que o lazer é uma das peças fundamentais para manter o bem estar? Para a terceira idade não seria diferente, os idosos também precisam se manter ativos, se distrair e aproveitar a vida das mais diversas formas.


O dia dos avós está chegando e hoje vamos te ajudar com algumas dicas para garantir lazer para idosos, como se planejar e entender por que isso é tão importante.


Qual é a importância do lazer na terceira idade?

Na terceira idade, o lazer se torna indispensável, afinal não é porque uma pessoa é idosa que ela não precisa se divertir. Há uma ideia no imaginário coletivo de que essas pessoas vivem doentes e que suas limitações são barreiras para o lazer, o que acaba provocando um tipo de isolamento.


Aqui na Qualivida, nós pensamos diferente. Para além do serviço de home care, que proporciona o cuidado com a saúde em sua casa, sem abrir mão de estar com as pessoas queridas nos momentos mais complexos, nós vemos o lazer como uma prática fundamental para manter a saúde mental e a autoestima. Mesmo que um idoso possua doenças crônicas ou comorbidades para considerar, o lazer é uma forma de dar foco ao lado positivo do cotidiano, é um meio de descobrir novas possibilidades e de desenvolver gostos e habilidades.


Se você convive com um idoso que precisa se distrair, por exemplo, vale a pena já começar a se preparar para aproveitar os momentos de diversão junto a essa pessoa. Abaixo, veja algumas sugestões de lazer que podem ser adicionadas ao dia a dia!


Caminhada

Falando em saúde, não podemos deixar de lado a caminhada, uma atividade de baixo impacto onde é possível se cuidar e se divertir ao mesmo tempo. Para os idosos, isso pode ser ainda mais importante, já que o corpo fica mais suscetível a quadros como problemas no movimento ou perda de massa muscular.


Além disso, é uma oportunidade para estar em contato com a natureza, já que ela costuma ser realizada ao ar livre. Caminhar no parque, na orla ou no cantinho favorito da cidade são ideias para sair um pouco de casa e se divertir.


Dia de SPA

Com todo o estresse e correria do dia a dia, todos nós temos que reservar um tempo para desacelerar e recarregar as energias, para assim, manter o bem-estar e saúde. E, para quem gosta de cuidar da pele, corpo, cabelo, não há nada melhor que um Spa Day.


A ideia de passar um dia no spa relaxando e recebendo os melhores cuidados funciona para trazer alívio na sua rotina e os benefícios comuns da terapia, como massagem, limpeza de pele, tratamento capilar e outros ajudam a estimular a autoestima e a satisfação própria.


Cinema

Um cineminha sempre caí bem! Assistir a um lançamento pode ser uma ótima oportunidade de aprofundar sua conexão e fortalecer o laço com um idoso e incluí-lo nos assuntos mais comentados do momento.


De forma ainda mais prática, para quem prefere ficar em casa, é possível curtir uma noite de filmes. Fazer uma noite temática com clássicos ou com os filmes favoritos? Também vale a pena explorar os serviços de streaming.


Música

Se o idoso tocar algum instrumento musical, pode ser o momento de exercitar esse talento. Também pode ser interessante focar no canto de diversos gêneros. Além disso, vocês podem ouvir coletâneas e álbuns especiais, além de outras músicas. Do clássico à atualidade, dá para cantar junto e criar momentos especiais com trilha sonora.


Se a ideia for apenas se divertir, vale a pena apostar no karaokê. É uma opção para toda a família e que pode garantir muita diversão e gargalhadas para todos os envolvidos.


Atividades manuais

Na hora de se divertir, colocar a mão na massa para ter uma experiência diferente pode ser uma ótima alternativa. Há uma grande variedade de atividades manuais que vocês podem buscar.


Tricô, pintura, crochê, desenho são algumas formas de se divertir com o artesanato. Se vocês mandam bem na cozinha, que tal preparar doces ou salgados e unir com a noite de filmes? Já se gostarem de mexer com a natureza, a jardinagem pode ser uma escolha, desde cuidar das flores até criar a própria horta.


Viagens

Dependendo das condições físicas do idoso, viajar é uma excelente alternativa de lazer. Essa é uma forma de conhecer novos lugares, de sair da mesmice e até de explorar outras culturas e culinárias. Uma viagem é o momento perfeito para vocês descobrirem pontos turísticos, ir à praia e fazer ecoturismo também são boas pedidas.


Caso não seja possível viajar para longe, passear nas cidades vizinhas ou por outros bairros da sua cidade, ir a um restaurante diferente pode ajudar a criar excelentes lembranças.


Interação com animais

Você sabia que o contato com animais de estimação também pode ser uma alternativa de lazer para idosos? A ideia é colocar o idoso em contato com bichinhos, como cachorros e gatos de estimação. Desse modo, é possível criar laços significativos que fazem a diferença.


Fazer uma visita ao zoológico local também pode se tornar muito interessante para conhecer animais silvestres e exóticos.


Como incentivar os idosos a participar dessas atividades?

Na hora de escolher a forma de lazer, é essencial considerar as necessidades e os interesses do idoso. Se ele tem dificuldade para enxergar de perto, por exemplo, não vale a pena fazer uma atividade manual que exija atenção aos detalhes. Se tem alguma dificuldade de locomoção, talvez a caminhada ou atividades que demandem muito esforço não sejam as melhores alternativas.


Portanto, você deve selecionar as opções conforme o que o idoso gosta e se interessa. Assim, é muito mais fácil despertar a atenção e garantir que ele se envolva com as atividades.


Mostre como cada atividade pode ser útil e como ele poderá se sentir ao final. A ideia é garantir que o idoso entenda que nada disso é uma perda de tempo, mas, sim, um momento para vocês se divertirem e até ficarem mais saudáveis.


Outra parte essencial para o convencimento é oferecer a sua companhia para realizar as atividades de lazer para idosos. Incluí-los em nossa rotina faz com que se sintam importantes e valorizados. Aproveite momentos que você tiver disponíveis, como antes ou depois do trabalho, nas folgas e nos feriados. Pode ser que, no processo, o idoso conheça outras pessoas e forme um grupo que se diverte desse modo, por exemplo.


Com essas dicas de lazer para idosos, você poderá ajudar qualquer outro idoso que esteja na sua vida a aproveitar melhor a terceira idade. Como consequência, será possível se beneficiar dos efeitos no bem-estar, na saúde física e emocional e na qualidade de vida, de modo geral.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo