• Dalila Bispo

Descubra quais são os alimentos aliados da imunidade

“Deixe que o alimento seja o seu remédio e o remédio o seu alimento.” Essa é uma frase bastante conhecida, dita pelo antigo médico grego Hipócrates, conhecido popularmente como o “pai da medicina ocidental”. Há milhares de anos atrás, já havia uma consciência de que alguns alimentos são capazes de aumentar a imunidade e trazer benefícios diversos para o nosso organismo.


No entanto, a alimentação não é o único fator considerável para aumentar a imunidade. Questões como o estresse, a prática de exercícios físicos e o sono de qualidade são essenciais para uma vida longa e saudável, em conjunto com os bons hábitos alimentares.


O sistema imunológico consiste em órgãos, células, tecidos e proteínas que realizam processos com a finalidade de lutar contra patógenos, como vírus, bactérias e corpos estranhos que causam infecções e doenças. Separamos alguns “super-alimentos” que vão te ajudar na manutenção da imunidade.


1. Fontes de Vitamina C

A Vitamina C é a melhor amiga do seu sistema imunológico, pois ela combate os radicais livres com seu forte potencial antioxidante. Procure consumir laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola.


Outra dica: é importante priorizar as frutas em vez dos sucos. No suco, você consome mais frutose, sem contar que a vitamina C é bastante sensível e pode perder sua biodisponibilidade durante o preparo.


2. Vegetais verdes-escuros

Os vegetais verdes-escuros como brócolis, couve, rúcula e espinafre são ricos em ferro e ácido fólico, um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos. Estas células têm como principal função eliminar bactérias e outros microrganismos invasores, além de produzirem anticorpos.


Uma dica é consumi-los juntamente a uma fonte de Vitamina C — ela potencializa a absorção de ferro! Por exemplo, consuma brócolis no almoço e, de sobremesa, fatias de abacaxi.


3. Fontes de Vitamina A

Por ser antioxidante, a Vitamina A também contribui para o aumento da imunidade. Ela está presente em óleos vegetais, peixes, leite integral, nos vegetais como a cenoura e a abóbora, e em frutas como o mamão e a manga. Essa vitamina faz muito bem para a saúde da pele!


4. Fontes de Zinco

Carnes magras como patinho, coxão mole, lombo e carnes brancas, cereais integrais, castanhas e leguminosas em geral (feijão, lentilha, ervilha) contém zinco, que contribui para a formação de células de defesa. Sendo assim, esses alimentos merecem lugar de destaque no seu cardápio.


5. Fontes de Vitamina E

A Vitamina E tem ação anti-inflamatória. Ela está presente em gorduras vegetais (óleo de girassol, de canola e de oliva), na granola, na linhaça, nas amêndoas e nas nozes. A gema do ovo também contém essa vitamina.


6. Fontes de Vitamina D

A Vitamina D merece atenção, pois esse nutriente é essencial para a modulação das células de defesa. Algumas fontes são o salmão, a sardinha e a gema de ovo. A exposição diária ao sol (por pelo menos 15 minutos sem filtro solar) também é necessária para manter bons níveis dessa vitamina.


Não há fórmula mágica, estes alimentos podem ser encontrados facilmente em qualquer supermercado ou hortifruti. Adicionar esses alimentos ao seu dia a dia vão te ajudar na boa manutenção do sistema imunológico.


É importante ressaltar que o consumo desses alimentos não substitui uma consulta ao nutricionista, ir ao profissional especializado é importante para criar estratégias sobre como incluir esses alimentos e entender o que é mais adequado para cada tipo de pessoa.


Em nosso aplicativo Quali Pacientes, você pode solicitar uma consulta nutricional e um profissional vai até sua casa para te dar todo o suporte necessário de acordo com a sua necessidade!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo