• Dalila Bispo

Fisioterapia em casa? 5 motivos para escolher o atendimento domiciliar

Atualizado: 27 de mai.

Quando vivenciamos uma situação que compromete nossa locomoção ou quando sofremos com insuficiência respiratória, a fisioterapia se apresenta como uma oportunidade de tratar ou prevenir problemas localizados de forma especializada.

Você já pensou em ser atendido por um fisioterapeuta em sua casa, sem precisar pegar longas filas ou enfrentar obstáculos em seu trajeto? A fisioterapia domiciliar é uma alternativa que vem se destacando no mercado e trazendo muitos benefícios para a qualidade de vida do paciente e da sua família também.

Fisioterapia em home care

Nem sempre estamos disponíveis para interromper uma rotina ou realizar o deslocamento até uma clínica para sessões de fisioterapia por diversos motivos pessoais, tais como transporte, limitações na condição física ou até mesmo disponibilidade de tempo.

Cada pessoa necessita de atenção única e personalizada, é necessário analisar o contexto clínico do paciente para melhor adequação das necessidades. O intuito do home care é justamente devolver a saúde e possibilitar a reabilitação dos pacientes considerados estáveis para seguir com tratamento domiciliar, reduzindo custos e oferecendo um cuidado mais humanizado.

Estar em casa não significa que o paciente não demande cuidados específicos. Um bom exemplo disso são as pessoas acamadas que necessitam de um acompanhamento fisioterapêutico para evitar atrofia dos membros. Pacientes que tiveram derrame cerebral ou paralisia, muitas vezes precisam ser assistidos por um tipo de tratamento focado na recuperação de movimentos corporais básicos, como andar ou levantar um braço.

A fisioterapia domiciliar apresenta resultados surpreendentes e satisfatórios em relação à recuperação de lesões e ao fortalecimento muscular. Isso ocorre devido à soma de diversos fatores, como estar ao lado da família, sentindo-se acolhido e seguro, o paciente pode responder melhor às condutas de reabilitação.

Listamos 5 benefícios que o atendimento fisioterapêutico domiciliar traz para você!

1. Comodidade e acolhimento

O paciente que é atendido em casa sabe que está em um lugar já conhecido e seguro. Economiza tempo, já que não precisa sair com antecedência para chegar à clínica no horário, e consegue voltar às suas atividades regulares com mais rapidez. Além disso, evita preocupações externas sobre ter que se deslocar para outro lugar e enfrentar imprevistos no trajeto.

2. Tratamento personalizado

Apesar de ser possível ter um tratamento personalizado na clínica, a relação entre o paciente e o profissional na residência é ainda maior, aumentando assim a eficiência no processo de recuperação. Por estar em casa, o paciente se sente mais à vontade para tirar dúvidas e fazer os exercícios. Por sua vez, o fisioterapeuta também pode acompanhar de forma mais próxima a evolução e as dificuldades apresentadas nas sessões.

3. Redução de riscos

As dificuldades para se deslocar ou locomover é um dos principais motivos que leva o paciente e a família a optarem pela fisioterapia domiciliar. Uma vez que é possível evitar a saída, é possível reduzir o risco de queda ou outros empecilhos que possam acontecer no caminho. Além disso, também influencia diretamente na redução de possíveis infecções hospitalares, já que a casa é um ambiente controlado, a chance de ser afetado por algum agente infeccioso é muito menor.

4. Flexibilidade de horários

Outro benefício que a fisioterapia domiciliar proporciona está ligado à questão dos horários. Muitas vezes, o paciente não consegue agendar o melhor dia para ir à clínica ou simplesmente tem outras demandas que consomem um certo tempo. Com o home care, você escolhe o melhor horário e o profissional irá até você.

5. Apoio familiar

Nem sempre é possível levar um ou mais acompanhantes em uma sessão de fisioterapia nas clínicas, mas em casa esse cenário muda completamente. O paciente ganha à medida que reduz o risco de internações constantes, melhora a qualidade de vida e o estado psicossocial, auxiliando o seu processo de reabilitação. E a família encontra tranquilidade e satisfação, visto que o atendimento é individual e mais humanizado.

Aqui na Qualivida, você conta com o aplicativo Quali Pacientes, onde poderá agendar um atendimento de forma prática e intuitiva, escolhendo a especialidade que melhor se encaixa à sua demanda. Nossa equipe técnica é composta por profissionais capacitados que estão ansiosos para te auxiliar!




69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo