• Dalila Bispo

Um dia na visita domiciliar de enfermagem da Qualivida

No blog de hoje, vamos entender como funciona uma visita domiciliar feita pelas enfermeiras da Qualivida.


O Home Care é voltado para o atendimento domiciliar, que cuida de pacientes em uma condição clínica estável e pacientes em cuidados paliativos.


Neste dia, acompanhei a enfermeira Roberta Almeida em duas visitas de atendimento domiciliar para entender melhor sobre essa experiência.


Na primeira visita, fomos até a residência de uma paciente que precisava de acompanhamento e tratamento de uma lesão no pé (proveniente de uma picada de mosquito que, após ser coçada, abriu uma lesão). Além disso, ela também foi com o intuito de abastecer o estoque de gases, soro fisiológico e álcool e demais suprimentos. Uma tarefa aparentemente simples, mas que é recebida com uma boa conversa em um ambiente familiar. A paciente estava bastante ativa, conversava e contava sobre as novidades enquanto assistia ao jornal do meio-dia e sua família finalizava o preparo do almoço.


Pode parecer uma situação comum e sem relevância, mas foi surpreendente ver aquela disposição e energia de uma senhora na casa dos 70 anos. Mesmo com a condição do curativo em seu pé, ela não se deixou abater e via a visita do profissional de forma casual e divertida, já que estar com sua família neste processo de recuperação é algo de inestimável valor.


Roberta registrou a evolução da lesão com uma régua, para ter noção de tamanho e dimensão. Este registro permite comparar mudanças significativas e progressão.


Em seguida, visitamos uma outra paciente, uma senhora na casa dos 90 anos que estava

em um lar para idosos. A enfermeira Roberta recebeu uma solicitação para avaliar uma lesão que havia sido localizada pela técnica de enfermagem responsável.


Na última visita à esta paciente, cerca de dois meses atrás, ela estava recebendo cuidados em sua casa, aparentava um bom estado e era bem comunicativa e expressiva. Um mês depois, ela foi transferida para uma casa de repouso e passou a receber visitas esporádicas dos profissionais e dos familiares.


Mesmo que eu não a conhecesse e aquele fosse meu primeiro contato, estava mais do que claro – ao menos para mim – a importância do atendimento domiciliar. A senhora estava acamada e muito indisposta, num estado oposto em comparação à última visita. Estava sozinha, sem companhia familiar e talvez isso fosse um fator que não contribuísse para a sua melhora.


A enfermeira Roberta avaliou as lesões, observou quais produtos estavam sendo utilizados para tratar e perguntou sobre a regularidade das trocas de curativos. Após isso, ela fez algumas recomendações e como sentiu uma certa urgência ao analisar as lesões, disse que iria acrescentar isso ao relatório e fazer uma solicitação para o médico avaliar a necessidade de outros remédios para o tratamento.


Nesta visita, há duas coisas vitais que pude concluir:

  1. O home care não promove apenas o acolhimento familiar, mas também ajuda a saúde mental. Atender o paciente em sua própria casa gera conforto, privacidade e aumenta a satisfação, livrando-o de deslocamentos incômodos e rotinas estressantes em ambiente hospitalar.

  2. O tratamento individualizado faz completa diferença. Havia uma técnica de enfermagem para diversos idosos, era uma demanda muito grande para uma só pessoa. Em tratamento individual, é possível localizar com muito mais rapidez os problemas emergentes.

Dos casos mais simples aos mais complexos, é possível observar a atenção e o compromisso. Cada paciente precisa de atenção individual. Estar preparado para lidar com as diversas circunstâncias, situações e adversidades não é uma missão fácil, mas é o que abraçamos. Transformar a experiência de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas pelo mundo é a missão da Qualivida e de todos os colaboradores.


Em nosso app Quali Pacientes você pode solicitar o serviço de assistência de enfermagem com ou sem materiais, além de uma diversidade de outros serviços de atendimento domiciliar. Agende no dia e turno que preferir, seja assistido por profissionais qualificados no conforto do seu lar.



71 visualizações0 comentário