• Fernanda Campos

Você sabe o verdadeiro significado de Cuidados Paliativos?

Os cuidados paliativos tem como princípio promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento. Aqui na Qualivida, este é um dos serviços disponibilizados pela nossa equipe, mas voce sabe o que isso significa?


Proteger. Esse é o significado de paliar, que nasceu da palavra em latim "pallium", termo que nomeia o manto protetor usado por cavaleiros durante longas viagens.


Proteger alguém é uma forma de cuidado das mais complexas, objetivando amenizar a dor e demais sofrimentos, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual.


Receber cuidados paliativos não significa que não haja mais nada a fazer por você ou pela pessoa que você ama. Isso simplesmente indica que se trata de uma doença crônica grave, que ameaça a vida, e que uma equipe, juntamente com os profissionais especialistas na enfermidade, irá cuidar de quem está doente e daqueles que o cercam.


Ou seja, “há muito a fazer” pelo paciente.


Claro que é muito angustiante receber o diagnóstico de uma doença grave. Ela costuma vir acompanhada, além dos sintomas físicos, de questões profundas - medo da morte, medo de deixar a família desamparada, entre outros.

Por isso, as equipes de cuidados paliativos são multidisciplinares. Além do médico, enfermeiro e psicólogo Paliativistas, há o Farmacêutico Clínico Paliativista profissional de grande valia e detentor da expertise para manejar, acompanhar e personalizar a terapia com medicamentos de forma a gerar diminuição do sofrimento.

Essa abordagem centrada no proteger e cuidar pode e deve, sempre que as condições forem favoráveis, ser ofertada na casa do paciente, ambiente naturalmente acolhedor e aconchegante para ele.

Toda a equipe pode trabalhar na residência para que incômodos e sofrimentos sejam atenuados ao máximo para melhoria da qualidade de vida de quem está enfermo, e de sua família e amigos.


A Qualivida preza por este cuidado e possui equipe habilitada para tal. Contem conosco!

34 visualizações0 comentário